De autoria do deputado estadual Elton Weber, o Projeto de Lei 491/2023 que reconhece as Bandinhas Alemãs como de relevante interesse histórico do Rio Grande do Sul foi aprovado nesta terça-feira (9) por unanimidade pelos oito deputados presentes na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assemblei Legislativa. A proposição também estabelece o dia 22 de novembro como Dia das Bandinhas Alemãs, em homenagem a Santa Cecilia, padroeira dos músicos. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com mais de 200 bandinhas em atividade. Uma comitiva de Nova Petrópolis acompanhou a votação virtualmente.
Apresentado em outubro do ano passado, o projeto segue agora para o governador Eduardo Leite, que tem até 30 dias para sancionar a Lei das Bandinhas. Segundo o deputado, a aprovação do acontece num momento importante – o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil – fortalecendo a herança trazida pelos pioneiros.
“O projeto tem o intuito de valorizar esse patrimônio cultural típico da Região Sul, as bandinhas trazem em sua essência o ritmo característico da cultura alemã, não há Kerb ou Oktober sem bandinha, um ritmo que coloca todos para dançar em bailes, festas comunitárias e eventos.