Elton Weber

Agricultura familiar entrega pauta de socorro a atingidos pelas enchentes em Brasília

Mobilizada pela Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a agricultura familiar gaúcha passou a quarta-feira buscando socorro para os agricultores familiares gaúchos atingidos pelas enchentes em Brasília. Construída pela Frente em conjunto com prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais e Fetag/RS, a pauta envolve sete reivindicações e foi protocolada na Bancada Gaúcha e entregue ao Secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira, em agenda marcada pelo deputado Heitor Schuch, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar no Congresso Nacional. O grupo também pediu apoio do presidente da Conab, Edegar Pretto.

Madureira informou que agricultores que perderam suas casas terão direito a R$ 75 mil cada através do Programa Nacional de Habitação Rural. Para ter acesso a verba, a renda liquida mensal deve ser de até R$ 4,4 mil. O Estado poderá complementar esse valor, que poderá ser usado para tudo que envolva a construção. Madureira vem ao Estado nos próximos dias para construir a operacionalização da medida.

Amanhã a comitiva composta também pelo presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin e pelo presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, tem agendas com o ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira, às 10h, e com o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, às 12h30. Weber enfatiza que é preciso urgência nas medidas específicas para este setor fundamental para a economia e o desenvolvimento do país.

O documento com os pleitos será protocolado ainda nos ministérios da Agricultura e da Integração.

Facebook
Twitter
WhatsApp