Ao participar da reunião virtual da Contag e das Fetags da Região Sul com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Bastos Filho, para tratar sobre medidas de socorro aos agricultores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, o deputado Elton Weber (PSB) defendeu hoje agilidade do Conselho Monetário Nacional para emitir uma resolução para a prorrogação automática dos financiamentos de custeio e investimento.
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o deputado reforçou outro pleito das federações – o pagamento de auxílio emergencial no meio rural. “Esse subsidio é importante para que os agricultores não precisem chegar ao ponto de ter que se desfazer de bens como animais, máquinas e terras para manter suas atividades e famílias. Não podemos mais esperar”. Weber sugeriu ainda que as reuniões ocorram semanalmente.
O parlamentar reafirmou que está em contato com o governo estadual para que o mesmo decrete situação de emergência em todo o Rio Grande do Sul onde 350 municípios dos 497 municípios já decretaram situação de emergência. O decreto para todo o Rio Grande do Sul garante acesso mais rápido a uma série de benefícios relativos à ajuda necessária no momento.