Nos próximos dias, o deputado estadual Elton Weber (PSB) buscará uma reunião com os secretários da Casa Civil, Artur Lemos; do Desenvolvimento Rural, Gustavo Paim; de Planejamento, Governança e Gestão, Cristiano Peruccin; e com a direção da Emater para solicitar celeridade no Programa Agrofamília Jovens e a liberação de novos recursos.
Segundo a coordenadora de Juventude Rural e Educação do Campo da Fetag-RS, Camila Rode, a evolução dos 500 contratos em processo de pagamento tem sido lenta, causando preocupação no meio rural. Além disso, os R$ 12 milhões anunciados pelo governador Eduardo Leite em julho de 2025 para nova fase do programa ainda não foram liberados. A lista de espera é de 10 mil agricultores.

As definições ocorreram nesta segunda-feira durante a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização da Juventude Rural da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, instalada há dois meses. O grupo coordenado por Weber, também definiu que os encontros serão bimensais, sendo o próximo no dia 13 de abril. Até lá, o deputado espera ver resolvidas outras duas prioridades: a reinstalação do Conselho Estadual da Juventude e a criação do Comitê de Juventude Rural dentro da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Participaram também da reunião o Assessor de Juventude da Fetag Joni Knapp e membros da Comissão e do Instituto de Formação Irmão Miguel (IFSIM) Ana Carolina Benetti, Brenda Kehl, Fabiana Postal e Mateus Lazzaretti. A Frente foi aprovada em plenário com 27 assinaturas de deputados, consolidando um espaço institucional permanente para o debate de políticas públicas voltadas à permanência, renda e sucessão dos jovens no campo.
