Reunidos em assembleia geral na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), nesta quinta-feira, agricultores familiares de todas as regiões do Estado aprovaram a realização de um protesto diante da inércia do governo federal frente aos sucessivos prejuízos causados pelos baixos preços agrícolas, especialmente do leite. A mobilização ocorrerá no dia 10 de dezembro, em Porto Alegre. Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o deputado Elton Weber já confirmou presença no ato.
A decisão foi tomada após reuniões frustradas nesta semana, em Brasília, nos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, das quais Weber participou. Nos encontros, foram reforçadas a gravidade da crise do leite no Estado e a urgência de medidas, como a atualização do preço mínimo do leite para R$ 2,40 e ações de proteção contra o impacto das importações, que têm derrubado ainda mais o valor pago ao produtor e inviabilizado a atividade. “O produtor está no limite. Não temos mais alternativa. Cada dia sem ação representa mais prejuízo e ameaça à sobrevivência das famílias, estaremos junto ao agricultor seja em Brasília, seja na mobilização”, afirmou o deputado Elton Weber.

Durante a assembleia, Weber também participou da celebração dos 40 anos da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, ocasião em que foram homenageadas coordenadoras e colaboradoras que marcaram este período de lutas e conquistas. Ao destacar a presença feminina nas diretorias e presidências de sindicatos de trabalhadores rurais, Weber lembrou sua homenagem prestada aos 40 anos da Comissão com a entrega da Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa, uma distinção inédita para as mulheres rurais.
