Preocupado com os cortes do governo federal no seguro rural e com o aumento dos eventos climáticos na primavera e no verão, o deputado estadual Elton Weber (PSB) organizou, nesta quarta-feira (12/11), a articulação para implantação do Programa Antigranizo em 14 municípios da Serra e dos Campos de Cima da Serra.
O encontro, realizado na Casa Civil, reuniu prefeitos, representantes de entidades e a Secretaria da Agricultura, com o objetivo de definir a participação do governo estadual na implantação e no acompanhamento do sistema, que deve beneficiar especialmente os fruticultores da região.
Os recursos para a instalação devem ser provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), enquanto a manutenção ficará sob responsabilidade dos municípios. Os investimentos devem ser em torno de R$ 15 milhões.
“É importante destacarmos que, além de proteger os agricultores familiares, que são mais suscetíveis aos desastres climáticos, esse sistema também auxilia os municípios como um todo, pois a proteção se estende às casas e aos negócios locais. É uma forma de resguardar o meio urbano e o rural”, destacou Weber.

O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e o secretário da Agricultura, Edivilson Brum, garantiram que o Estado realizará estudos técnicos para assegurar o bom funcionamento do programa durante o projeto piloto. A expectativa é de que, com resultados positivos, o sistema possa ser ampliado para outras localidades.
Também participaram da reunião o secretário adjunto da Agricultura, Márcio Madalena; o diretor do Departamento de Defesa Vegetal, Ricardo Augusto Felicetti; os deputados estaduais Carlos Burigo e Neri Carteiro; representantes do deputado Guilherme Pasin; o prefeito de Nova Pádua, Itamar Bernardi; o vice-prefeito de Flores da Cunha, Márcio Rech; os secretários da Agricultura de São Marcos, Eri José Zanella; de Farroupilha, Rennan Bondan; e de Caxias do Sul, Rudimar José Menegotto; além do presidente do Sindicato Rural de Caxias do Sul, Valmir Antônio Suzin; o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul, Marco Antônio Toss; o chefe da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin; o presidente da Comissão Interestadual da Uva, Ricardo Pagno; o presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Farroupilha, Márcio Roberto Ferrari; e o diretor-executivo do Consevitis, Eduardo Piaia.
Municípios participantes
Manifestaram interesse em participar do projeto piloto os municípios de Ipê, Antônio Prado, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Flores da Cunha, São Marcos, Caxias do Sul, Farroupilha, Pinto Bandeira, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi e Carlos Barbosa, além de outros três municípios ainda a confirmar.
