Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o deputado estadual Elton Weber estará presente durante a próxima semana na 48ª Expointer, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A partir de segunda-feira, ele participa de diversas agendas em defesa da agricultura familiar, da produção legalizada e das cooperativas.
Durante a feira, o parlamentar visitará o Pavilhão da Agricultura Familiar, que nesta edição conta com 456 empreendimentos, representando 196 municípios gaúchos — um recorde na história do evento. A diversidade inclui produtos coloniais, artesanato, floricultura e produção orgânica, com forte presença de jovens e mulheres.
Comissão de Agricultura reforça debate técnico e político
O deputado também integrará atividades da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, que realiza agendas institucionais e encontros com entidades do setor primário durante a Expointer. A comissão tem como foco, nesta edição, novos modelos de produção considerando as mudanças climáticas, ampliação de políticas públicas e desafios e oportunidades no setor do leite.

Campo em Debate: foco no tabaco e vinho
Nos dias 1º e 4, durante o painel do “Campo em Debate”, o deputado participará das discussões voltadas às cadeias produtivas do tabaco e do vinho, setores estratégicos para a economia gaúcha. Um dos temas centrais em ambos os painéis será a lei de autoria de Weber, em vigor no Estado, que visa frear o avanço do contrabando de cigarros, vinhos e espumantes, que prejudica agricultores, reduz a arrecadação pública e ameaça a saúde dos consumidores.
A lei determina penalidades a estabelecimentos comerciais que vendam produtos oriundos do contrabando, ao estipular multa e prever a cassação da licença de funcionamento de estabelecimentos comerciais que venderem esses itens.

