Elton Weber

Homenagem aos 60 anos da Asgav enaltece cadeia produtiva avícola no Rio Grande do Sul 

Autoridades estaduais e federais se reuniram nesta quinta-feira (21) para celebrar os 60 anos da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A homenagem proposta pelo deputado Elton Weber (PSB) reconheceu o trabalho de excelência da entidade para o fortalecimento da cadeia produtiva e do sistema de integração modelo para o país.  

Em seu discurso, Weber enfatizou o poder de reação do segmento às dificuldades e destacou a importância de agricultores e agroindústrias: “Precisamos falar de quem nós somos, o que fazemos e a importância que nós temos. Dizer o quê homens e mulheres fazem, produzindo matéria-prima nas suas propriedades, frangos e ovos. Precisamos dizer o que a indústria transformadora faz, gerando empregos e renda para que se possa desenvolver o sociai. É isso que queremos fazer neste dia ao homenagear a Asgav pelos seus 60 anos”. 

Ao destacar que a produção de frango no Rio Grande do Sul chega a 150 países, o presidente da Asgav, José Eduardo dos Santos, ressaltou a atuação constante da entidade em defesa da qualidade dos produtos avícolas, no desempenho na defesa sanitária e na modernização dos processos produtivos e tecnológicos. “Olhamos com orgulho para a nossa história. Ao longo dos anos, melhoramos o nosso trabalho à medida que entendemos que muito mais que entregar alimentos, entregamos dignidade para as milhares de famílias que se sustentam da avicultura gaúcha”  

Referência internacional no setor de proteína animal, o ex-ministro Francisco Turra enalteceu a história da associação: “É uma história linda, que agrega não apenas o produtor em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul, mas também o setor de equipamentos, de medicamentos e de ração animal. A Asgav é tudo isso, mas, acima de tudo, é resiliência”, concluiu. 

Presidente do Conselho Diretivo da associação, Nestor Freiberger relembrou desafios, lutas e conquistas e concluiu: “É momento de celebrar, mas momento também de ponderamos sobre o futuro e as possibilidades que se abrem em meio às mudanças.” 

Facebook
Twitter
WhatsApp