Elton Weber

Comissão de Agricultura aprova requerimento de audiência pública sobre 2,4-D na Fronteira 

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (12) requerimento para a realização de uma audiência pública para discutir os prejuízos causados pela aplicação do herbicida 2,4-D na vitivinicultura desenvolvida na Região da Fronteira do Rio Grande do Sul. A proposição do deputado estadual Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura da Assembleia Legislativa. 

De acordo com pesquisadores da Unipampa, o 2,4-D usado em lavouras de soja indiretamente atinge o sistema vegetativo das videiras, causando graves danos nas brotações e fazendo com que as plantas parem de se desenvolver. Outro efeito nocivo é que este cenário tem freado novos investimentos no segmento e desestimulado a ampliação dos projetos pelas vinícolas, sustentam as lideranças locais. 

PORTO ALEGRE – RS – BRASIL. 12/12/24. Sala José Lutzenberger, 4º andar – Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, reunião ordinária híbrida. Foto: Fernando Gomes / ALRS.

Serão convidados para o debate vinícolas, produtores, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Secretária da Estadual da Agricultura, Secretária de Desenvolvimento Rural, Secretária do Meio Ambiente, Famurs, Fetag, Fecoagro, Farsul, Fecovinho e Associação de Vinhos da Campanha Gaúcha, além de produtores de uva e noz- pecã. A audiência ainda não tem data marcada para ocorrer. 

Facebook
Twitter
WhatsApp