Ajustes de agenda que levaram autoridades à Brasília provocaram o adiamento da reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa destinada a ouvir dos titulares da Secretária da Agricultura, Casa Civil e Procuradoria Geral do Estado (PGE) explicações sobre a dificuldade de acesso a recursos do Fundoleite. A reunião foi transferida de 22 para 29 deste mês.
Proponente do pedido de esclarecimentos, o deputado Elton Weber tem a expectativa que os secretários compareçam pessoalmente, considerando a importância social e econômica da cadeia produtiva. Weber enfatiza que a situação compromete o objetivo do Fundoleite, de custear ações, projetos e programas de desenvolvimento. “Queremos explicações de porque há tanta dificuldade, segundo as entidades, da liberação de recursos do fundo para as ações da cadeia produtiva”, frisa Weber.
A falta de recursos afeta a evolução de projetos e a realização da pesquisa mensal do Preço de Referência do Leite, divulgada pelo Conseleite/RS, realizada pela última vez em janeiro deste ano.