Elton Weber

Weber critica inércia do governo federal em anúncio para atingidos pelas enchentes

Ao acompanhar os anúncios dos ministros que estiveram no Vale do Taquari nesta quinta-feira (28), visitando áreas atingidas pelas enchentes do início deste mês, o deputado Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa, manifestou indignação com ausência de medidas concretas que permitam a retomada do processo produtivo. Dentre as mais urgentes, estão a anistia das dívidas de custeio e investimento não amparadas por seguro e a suspensão da cobrança de todas operações de crédito vincendas nos próximos 180 dias.

O governo anunciou em Lajeado apenas a oferta de financiamento via Pronaf sem juros para agricultores em municípios com decreto de calamidade pública. “Infelizmente, anúncio insuficiente. Saímos muito frustrados, de todas as reivindicações encaminhadas pela comitiva gaúcha em Brasília para socorrer o meio rural, avançou apenas a sinalização de recursos para construção de moradias. Nada de anistia, nada de rebate, nenhum alento maior ao agricultor que tanto perdeu e precisa voltar a trabalhar e sustentar a sua família”.

O deputado também criticou a inércia do governo federal, que não trouxe nenhuma medida eficaz para amenizar a crise atravessada desde o primeiro semestre pelos produtores de leite, prejudicados pela enxurrada de lácteos que entram do Mercosul, especialmente Argentina e Uruguai. O parlamentar disse que até agora apenas existe um grupo de trabalho estudando subvenção aos produtores. Ele insiste no estabelecimento de cotas de importação pelo governo brasileiro.

Facebook
Twitter
WhatsApp