O deputado estadual Elton Weber (PSB) cobrará do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a retomada da emissão do documento comprobatório da necessidade de abate de fauna invasora para fins de autorização de caça do javali no país. Weber pretende ir à Brasília nas próximas semanas. Novas licenças estão suspensas para reestruturação do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), modificado pelo Decreto Federal nº 11.615, de 21 de julho deste ano. O decreto, que restringe a liberação de armas, estabelece o Exército como responsável pela autorização de porte e caça em substituição à Polícia Federal.
Em reunião nesta quarta-feira (22) com Weber e o deputado Paparico Bacchi (PL), em Porto Alegre, o General de Divisão Marcus Vinícius Fontoura de Melo, Comandante da 3ª Região Militar, afirmou que o Exército está preparado para desempenhar sua função, bastando que o governo federal, através do Ibama, volte a operar o Sinarm, que permite o controle do javali como espécie invasora. E afirmou: sem o documento comprobatório nada pode ser feito.
Segundo o deputado Elton Weber, o decreto pode comprometer o controle da praga já que os animais são de difícil manejo e há poucos meios de frear sua reprodução. “O decreto tem quatro meses, nós queremos a retomada da normalidade do sistema de autorizações. Temos relatos de inúmeros ataques no meio rural. Vamos lembrar que desde 2013, o Ibama considera o javali uma espécie exótica nociva às espécies silvestres nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente, à agricultura, à pecuária e à saúde pública”, reafirmou Weber.