Estado solicita à CSG ajuste de projeto da ERS-122 com previsão de elevada em Caxias

O governo do Estado solicitou à concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) a elaboração uma complementação do projeto de duplicação da ERS-122, prevendo a construção de uma passagem elevada no trecho que atende os bairros Monte Bérico e Santa Lúcia, em Caxias do Sul. A reivindicação foi tratada nesta terça-feira (23), em reunião articulada pelo deputado estadual Elton Weber (PSD) com o secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, e uma comitiva do município. Weber, acompanhado de lideranças locais preocupadas com a segurança viária, levou ao secretário o pedido de adequação do projeto de duplicação que impacta diretamente os dois bairros. A região concentra ao menos 12 indústrias, cerca de 20 mil pessoas e suporta parte significativa do fluxo de transporte de alimentos da Ceasa Regional. A principal preocupação está no modelo originalmente previsto, que inclui um desvio de pista semelhante a uma rotatória, sem um sistema de sinalização considerado suficiente para garantir a segurança, devido ao intenso fluxo da rodovia. A representante dos moradores do bairro Monte Bérico, Nádia Mendes, reforçou que o projeto apresenta riscos e precisa ser corrigido. Ela destacou que o entroncamento está em uma localização estratégica, sendo uma das principais entradas e saídas de Caxias do Sul, com acesso direto à ERS-122 e à Rota do Sol. Atualmente, o bairro Monte Bérico é a única via de acesso no trevo de entroncamento com a rodovia. “Vamos seguir acompanhando para garantir que o projeto seja executado com as adequações necessárias, reduzindo riscos e dando mais segurança a quem precisa transitar por esse trecho todos os dias. É uma demanda legítima e que precisa ser tratada com prioridade. Estamos otimistas”, afirmou Weber.
Assembleia aprova projeto de Weber que reconhece Voluntersul como entidade oficial dos bombeiros voluntários gaúchos

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (23), um projeto considerado histórico para os bombeiros voluntários gaúchos. De autoria do deputado estadual Elton Weber (PSD), o Projeto de Lei nº 77/2024 oficializa a Voluntersul como entidade representativa da categoria no Rio Grande do Sul, garantindo reconhecimento institucional a uma organização que reúne 47 corporações e cerca de 1,5 mil voluntários em todo o Estado. A aprovação fortalece a representação dos bombeiros voluntários junto ao poder público e consolida uma antiga demanda da categoria, que acompanhou a votação das galerias do Plenário. Para Weber, a medida representa um avanço concreto para a organização dos bombeiros voluntários e para a defesa de suas demandas. “Quem está na linha de frente sabe a importância de ter uma entidade oficialmente reconhecida para dialogar com o poder público e lutar por melhorias. Estamos muito satisfeitos”, afirmou o deputado, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul. O presidente da Voluntersul, Anderson Jociel, comemorou a conquista. “São quase 50 anos de história, milhares de vidas atendidas e a certeza de que a união dos bombeiros voluntários agora tem voz oficialmente reconhecida”, destacou. Autor da lei que instituiu o Dia Estadual do Bombeiro Voluntário, Weber também prestará homenagem à Voluntersul no dia 13 de julho, data da celebração, com a entrega da Medalha da 56ª Legislatura. O ato será realizado em São Sebastião do Caí.