De Nova Petrópolis, deputado estadual eleito Elton Weber (PSB) defende a agricultura familiar

Escrito por Manuela Teixeira - Pioneiro
Categoria: Sem categoria Criado: Quinta, 10 Setembro 2015 13:38

Agricultor, o deputado Elton Weber (PSB) nasceu em Nova Petrópolis, na localidade de Pinhal Alto, município onde reside com sua família até hoje. Cedo aprendeu com o pai Paulo Romeu Weber, já falecido, e a mãe Alide Weber e os irmãos Leonardo, Helena e Cíntia o valor do trabalho na agricultura e as dificuldades enfrentadas pelos que tiram da terra o seu sustento.

Disposto a mudar a realidade da família, iniciou sua história de liderança e cooperativista após estagiar na Alemanha entre os anos de 1988 e 1990, onde fez o curso Técnico em Agricultura e Pecuária na escola Rothenburg/Wüme.
Além da roça, teve como escola os grupos de jovens e a intensa participação nas atividades comunitárias. Após comandar o Sindicato dos Trabalhadores rurais de Nova Petrópolis e Picada Café por quase uma década, Weber foi conduzido à presidência da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag-RS), cargo exercido nos últimos sete anos, quando ajudou a garantir importantes conquistas para o movimento sindical, entre elas políticas públicas voltadas para a garantia de renda e qualidade de vida no meio rural.

Além da renegociação das dívidas de agricultores, Weber ajudou a construir o Novo Código Florestal Federal e a revisão da Lei que previa o emplacamento de máquinas agrícolas. Graças ao seu espirito de liderança e coletividade, o sindicalista Elton Weber tem forte atuação no cooperativismo. Foi diretor e conselheiro da Cooperativa Piá de 1992 a 2010 e Conselheiro Administrativo da Cooperativa Sicredi Pioneira de 1992 a 2014. Também atuou como coordenador da Regional AMSERRA do Programa Banco da Terra e participou de diversos conselhos municipais.

Casado com Rosângela e pai de Pedro e Paula, Weber tem na esposa e nos filhos sua base de sustentação. Mesmo atuando diariamente na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, continua morando em Nova Petrópolis, sem abrir mão da qualidade de vida que o município e a região proporcionam à família.
Weber foi eleito deputado pelo PSB em outubro de 2014 e tomou posse em 1º de fevereiro de 2015, dono de 44.444 votos em 448 municípios, o 27º deputado estadual mais votado no Estado. Em seu primeiro ano de trabalho, se tornou a voz da agricultura familiar no Parlamento. Apresentou dez projetos de lei, que objetivam valorizar a agricultura, garantir a competitividade setorial e enxugar a máquina pública. Foi ainda relator de projetos importantes para o fim de privilégios como o pagamento de aposentadorias especiais para ex-governadores e a cassação do deputado Baségio por quebra de decoro parlamentar. Em 2017, foi empossado vice-presidente da Secretaria Especial de Agricultura da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Participa ativamente das comissões de Constituição e Justiça, de Agricultura e Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular, reativou a Frente da Vitivinicultura e Fruticultura da Assembleia Legislativa, foi empossado presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do RS (Frencoop-RS), presidente da Frente Parlamentar da Erva-Mate e da Frente Parlamentar da Silvicultura. É relator da Subcomissão de Telefonia, Internet e Serviços no Meio Rural, da Subcomissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da Subcomissão do Código Florestal Estadual. Também é coordenador da Subcomissão das Agroindústrias Familiares.

 

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber