36ª Sessão Ordinária - 2018

Categoria: Pronunciamentos

Sessão Ordinária, em 22 de Maio de 2018

O Sr. Elton Weber (PSB) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador)
Presidente, deputado Marlon Santos; diretor de Turismo da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Sr. Abdon Barreto Filho, neste ato representando o governador José Ivo Sartori e o secretário Victor Hugo; presidente do Conselho de Porto Alegre e Região Metropolitana do Convention & Visitors Bureau, Sr. Maurício Duval Macedo; o presidente-executivo do Conselho do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Sr. Maurício Cavichion; o vice-presidente-executivo do Conselho do Porto Alegre e Região Metropolitana do Convention & Visitors Bureau, Sr. André Chaves Barcellos; o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Sr. Roberto Snel; o representante da Associação Comercial de Porto Alegre, Sr. João Luiz dos Santos Moreira; o representante do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE –, Landoaldo Borges de_Freitas; o fundador do Convention & Visitors Bureau, Norton Lenhardt.
Deputado Edson Brum, saúdo de forma especial V. Exa. que vem a esta Casa homenagear os 20 anos desta instituição que muito fez pela Região Metropolitana na área do turismo e gastronomia, além de inspirar outras regiões a também se organizarem dessa forma. Poderia mencionar a serra gaúcha e tantos outros lugares, além dos locais que ainda farão isso, certamente inspirados nessa experiência positiva que Porto Alegre proporcionou nestes 20 anos.
Cumprimento os colegas parlamentares, bem como os colegas da minha bancada, deputada Liziane Bayer e deputado Catarina Paladini.
O PTB pediu que falasse em seu nome nesta importante homenagem aos 20 anos do Convention & Visitors Bureau, enaltecendo o trabalho de homens e mulheres preocupados em organizar um dos segmentos que mais cresce e que mais tem gerado emprego e renda no nosso Estado nas mais diversas regiões, o turismo e a gastronomia.
Vida longa ao Convention & Visitors Bureau de Porto Alegre!
Obrigado.

O SR. ELTON WEBER (PSB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados:
Saúdo os que nos assistem das galerias ou pela TV Assembleia.
Vou dar sequência ao tema que aqui foi abordado pelo deputado Ronaldo Santini. É revoltante o que estamos assistindo nesses últimos 11 meses, desde julho do ano passado, com a mudança do formato do aumento do preço dos combustíveis implantado e implementado pela Petrobras. Se não estão errados os dados que circulam na imprensa, em vários meios de comunicação, houve 56,5% de aumento nas refinarias em 11 meses. Somente no mês de maio, foram 13% de aumento. A pergunta que temos de fazer nesse sentido é: quem está arcando com esse custo?
Aqui quero saudar o movimento dos caminhoneiros em todo nosso Estado e nosso País, que está acontecendo hoje, pedindo que pelo amor de Deus se reduzam os valores do combustível, principalmente do óleo diesel, porque quando o diesel aumenta, deputado Marlon Santos – V. Exa. sabe muito bem disso, assim como todos nós –, todos os demais itens podem sofrer também alteração de preços. Porém, o caminhoneiro não pode aumentar o frete.
Quero fazer menção também ao setor primário, que não tem condições de aumentar o valor do que é produzido, porque o custo de produção é outros que ditam. No caso da agricultura, o óleo diesel é um dos principais componentes dos custos de produção, seja do leite, da soja, do trigo, do milho, da verdura, das frutas ou das carnes. Enfim, todos os setores são afetados. Portanto, no andar como estão indo as coisas, certamente o consumidor também será daqui a pouco mais fortemente afetado com alguns aumentos, que talvez sejam, sim, repassados.
Quero referir aqui também o sistema que até então vigia ou era usado pela Petrobras. Do mês de julho do ano passado, 2017, para trás, os aumentos dos combustíveis ficavam mais ou menos na mesma linha da inflação, não muito mais que que isso – talvez alguns pontos percentuais a mais. Neste último período de 11 meses, entretanto, o aumento foi de mais de 56%.
Não tenho dúvida em reafirmar que essa é uma política totalmente equivocada para o desenvolvimento da Nação, é uma política equivocada junto aos que fazem o transporte dos alimentos, da produção primária, o transporte de pessoas. Enfim, praticamente tudo neste País se movimenta por meio de caminhões, do trabalho dos caminhoneiros.
Estive, nesta manhã, em Nova Petrópolis, acompanhando uma paralização pacífica. Parava-se por meia hora, um pouco mais, com os caminhoneiros pedindo socorro. Estavam pedindo socorro a nós, deputados, que representamos, aqui na Assembleia, o povo gaúcho, para que nos pronunciemos também em Brasília, junto à nossa bancada e aos órgãos de governo.
Acredito, sim, que esta conta e este movimento não é só dos caminhoneiros. Pois fiquei feliz, agora à tarde, em ver que em dois pontos, no Rio Grande do Sul, também já temos tratores junto. Isso significa que os agricultores também começam a se envolver nesse processo, tanto em São Marcos quanto na Região das Missões. Inclusive a Fetag, nesta manhã, entidade que presidi por muitos anos, e os sindicatos já têm se manifestado em apoio.
Penso que, no andar desta semana, ações mais fortes possam ocorrer. Até porque, mesmo sendo pouco, os 2,08 centavos a menos que foram anunciados, valor que vai retroagir, começam a dar um sinal de que protesto, mobilização e pressão podem fazer efeito.
Nosso apoio a esse movimento dos caminhoneiros e também a todos que estão incluídos e concordam que é uma política equivocada da Petrobras para o aumento dos combustíveis.
Muito obrigado. 

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber