3ª Sessão Solene - 2018

Categoria: Pronunciamentos

Sessão Solene, em 18 de Abril de 2018

O SR. ELTON WEBER (PSB) – Saúdo o deputado Juliano Roso, que preside os trabalhos; o procurador-geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel, neste ato representando o governador José Ivo Sartori; o secretário da Fazenda, Luiz Antônio Bins; o subprocurador-geral de Justiça, César Luis de Araújo Faccioli, aqui representando o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen; o coronel José Henrique Gomes Botelho, representando o Comando Geral da Brigada Militar; o major da Brigada Militar, Luiz Omar Carvalho Rodrigues; o diretor de Assuntos Institucionais e Direitos Humanos da Polícia Civil, Joerberth Pinto Nunes; a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka; a reitora da UERGS; as Sras. e os Srs. Deputados; os telespectadores da TV Assembleia; as senhoras e os senhores que nos acompanham nas galerias.
É com muita honra que venho a esta tribuna, nesta tarde, em nome da bancada do Partido Socialista Brasileiro – PSB –, composta pelos deputados Liziane Bayer, Catarina Paladini e por este parlamentar, e das bancadas do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB – e do Partido Comunista do Brasil – PCdoB –, para celebrar os 183 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
Ao longo de sua história, a Assembleia tornou-se um celeiro de líderes, cuja projeção ultrapassa os limites das fronteiras do nosso Estado. Como conta nossa história, em diversos momentos da vida brasileira, os rumos da política nacional foram decisivamente influenciados por homens e por mulheres da política, vindos das bancadas do nosso Estado.
O PSB é um partido que defende e sempre defenderá a democracia, a exemplo de Miguel Arraes, que é uma das maiores referências políticas do nosso País. Lutou para que tudo isso pudesse acontecer, para que mantivéssemos todas as nossas forças unidas em torno do processo democrático.
A democracia é uma aquisição tardia da experiência política nacional, assim como o reconhecimento constitucional e a livre organização dos partidos políticos. A democracia representativa brasileira, no entanto, ainda reflete os longos períodos de lacuna democrática vivenciados.
Constatando os avanços e as falhas do sistema que temos hoje, precisamos reconhecer que, às vezes, parece que o modelo está esgotado em sua representação. O caminho para a correção de algumas falhas, sim, é cada vez mais democracia, mais transparência e mais participação. Acima de tudo, é preciso dar um passo importante para a valorização e a reafirmação do papel do Parlamento. É ele que, entre os períodos eleitorais e de conjunturas da sociedade, fala em nome da população e defende os seus anseios, acima de qualquer interesse pessoal. Essa é a função que precisa ser consolidada, aperfeiçoada e compreendida em todas as esferas.
Vivemos uma das maiores crises políticas brasileiras, ainda temos os seus resquícios, e o Parlamento é a saída para as mudanças que queremos. Para tanto, é preciso estarmos atentos a esse movimento. Precisamos estar atentos às nossas representações e ações. Precisamos fazer uma séria e profunda reflexão sobre o que vivemos no atual sistema.
As decisões do Parlamento nada mais são do que o reflexo da representação da sociedade, que escolheu os seus representantes para estarem aqui, nesta Casa.
Antes de encerrar, quero mencionar aqui importantes líderes que também fizeram parte da trajetória do Partido Socialista Brasileiro nesta Casa. Em janeiro de 1951, começou a trajetória do Partido Socialista no Parlamento gaúcho com a eleição do primeiro deputado estadual, Sr. Cândido Norberto dos Santos. Em 1977, com a filiação do deputado estadual Jauri Oliveira, o PSB estabelece a sua bancada na Assembleia Legislativa. Em 1990, os socialistas elegem seu primeiro deputado após a ditadura: Beto Albuquerque. Ainda tivemos Maria Augusta Feldmann, Bernardo de Souza, Miki Breier, bem como o deputado Heitor Schuch, que hoje é deputado federal pelo nosso partido.
Também é importante aqui reconhecermos todos aqueles militantes, pessoas que passaram pelo PSB e lutaram muito para a consolidação da democracia e influenciaram, com o seu trabalho, os avanços conquistados pelo povo gaúcho.
Quero aqui, em nome do PSB, do PTB e do PCdoB, parabenizar as mulheres do Estado do Rio Grande do Sul pelos 183 anos. Meus parabéns especialmente a cada uma e a cada um dos cidadãos gaúchos que fazem com que o nosso Estado seja aquilo que é, este espaço democrático de tanto valor.
Que de fato possamos continuar afirmando aquela frase do Hino Rio-Grandense: Que sirvam nossas façanhas de modelo a toda a Terra.
Muito obrigado.

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber