7ª Sessão Ordinária - 2018

Categoria: Pronunciamentos

Sessão Ordinária, em 21 de Fevereiro de 2018

O SR. ELTON WEBER (PSB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados:
Em primeiro lugar quero aqui trazer a informação, a notícia que muito nos alegra no dia de hoje, deputado Aloísio Classmann – V. Exa. que preside a nossa Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa do Setor Leiteiro –, de uma decisão tomada ontem pelo governo do Estado de prorrogar por mais um ano o decreto que concedia benefícios fiscais para facilitar a entrada de leite em pó do Mercosul no Estado. Dessa forma, menos produto importado adentrará em nosso Estado, evitando que seja prejudicado mais ainda o preço do leite do nosso produtor.
Creio que é importante frisar isso aqui, porque em muitos momentos nós, dos mais diversos partidos, usamos a tribuna para pedir atitudes por parte do governo do Estado e dos secretários para essas questões. Quando isso acontece, é importante virmos aqui também para dizer que foi bom isso ter sido feito.
Porém, isso não encerra a discussão da problemática do leite em nosso Estado. Há mais de seis meses estamos com uma depreciação nos preços, que não pagam mais o custo de produção.
Ainda temos de, junto ao governo federal e outros organismos, inclusive ao Ministério das Relações Exteriores, ao Ministério da Agricultura, à Conab, às entidades, sejam sindicais ou federações como a Fetag, a Farsul, cooperativas e tantas outras, continuar a pleitear que haja uma compra governamental do leite que está em estoque em nossas cooperativas, no segmento, e que também seja criada uma cota de importação de lácteos para o Uruguai, da mesma forma como temos com a Argentina e tantos outros países também.
Além disso, quero aqui também manifestar, com satisfação, que podemos ver que a nossa Casa Legislativa, por intermédio das suas comissões, recomeçou os seus trabalhos.
Amanhã, estaremos na Comissão de Agricultura e Pecuária, onde levaremos este outros temas e apresentaremos uma proposição para que tenhamos, durante a Expoagro Afubra, no mês de março, um debate sobre as questões da agricultura, a renda do meio rural e o endividamento agrícola.
Vários produtos nossos estão com seus preços depreciados. Precisamos analisar a situação e levar aos órgãos competentes esta questão dos preços dos produtos agrícolas, que interfere diretamente na renda do agricultor e na sucessão rural e tantos outros temas.
Quero também aqui destacar que, na manhã de hoje, acompanhei uma reunião da direção da Fetag, na qual a direção dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul tratou da elaboração da sua pauta para ser apresentada junto aos órgãos federais, ministérios, e governo do Estado sobre os temas mais pertinentes que são as necessidades da agricultura familiar, do meio rural, agora junto aos governos.
Por fim, saúdo com muita alegria os meus colegas deputados, o vereador de primeiro mandato, do Município de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva, do PSB, que está adentrando na política. É a juventude presente na política que hoje vem nos visitar. Quero fazer este registro da visita e da companhia, no trabalho do dia de hoje, junto com o vereador Alexandre da Silva, que vem nos prestigiar no nosso trabalho.
Era isso, Sr. Presidente.

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber