73ª Sessão Ordinária

Categoria: Pronunciamentos

Terça-Feira, 8 de Setembro de 2015

O SR. ELTON WEBER (PSB) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados:

Saúdo a todos os presentes nas galerias e aos que nos assistem pela TV Assembleia.

Fico feliz que praticamente haja um consenso em torno dessa emenda, que propõe a manutenção da estrutura da Secretaria do Desenvolvimento Rural, que atende a esse segmento tão importante que é a agricultura familiar, o qual é responsável por 70% da produção de alimentos do Estado. A capilaridade desse segmento proporciona uma maior distribuição de renda e permite que as famílias permaneçam na terra, produzindo alimentos e cuidando do meio ambiente

Que esse segmento fique com a sua estrutura de secretaria preservado.

Agradeço as palavras do deputado Zé Nunes, que falou muito bem que aqui havia várias emendas sendo protocoladas.

De nossa parte, não importa se a emenda é do partido A, B ou C, do parlamentar A, B ou C, ou se vem do Executivo, ou não, o importante é mantermos esta secretaria estruturada para atender aquilo de que os agricultores familiares precisam. Como demonstrado na Expointer, esse segmento a cada dia e a cada ano melhora a sua atividade.

Deputado Alexandre Postal, líder do governo, aqui está posto o exemplo prático de que temos de manter a estrutura da Secretaria do Desenvolvimento Rural para atender ao público específico da agricultura familiar e a todos aqueles que têm similaridade com essa produção – e o Executivo compreendeu essa necessidade.

Esperamos que os debates em nível nacional também continuem nessa linha. Penso que esta seja uma preocupação de todos também no Ministério do Desenvolvimento Agrário no sentido de que não seja diluído ou repassado para outros ministérios.

Faço este registro e peço a todos os colegas parlamentares, como já foi feito pelo meu antecessor, apoio para a emenda nº 7.

Muito obrigado.