51ª Sessão Ordinária – 2019

Categoria: Pronunciamentos

SESSÃO ORDINÁRIA, EM 25 DE JUNHO DE 2019

O SR. ELTON WEBER (PSB) - Saúdo a quem nos assiste pela TV Assembleia e os nossos visitantes.
Estimado deputado Giuseppe Riesgo, que preside esta sessão plenária, quero fazer uma menção especial à comunidade de Montenegro, que nos prestigia hoje, aqui, e que veio para participar da sanção da lei que institui Montenegro como a Capital da Bergamota Montenegrina.
A história conta que foi nesse Município que, na década de 50, o Sr. João Albino Werlang descobriu essa árvore com bergamotas de sabor inigualável. Seus filhos estão aqui conosco e foram os primeiros a experimentar esse fruto no nosso Estado e no Brasil.
Quero também fazer uma saudação à vereadora Josi, que aqui representa a Câmara de Vereadores; à presidente do sindicato, Regina; à nossa colega da Emater; à comunidade do Campo do Meio, que veio aqui, juntamente com a sua direção, para prestigiar o momento em que foi sancionada a lei.
Quero dizer à comunidade de Montenegro aqui presente que, por unanimidade, os deputados desta Casa aprovaram essa lei concedendo esse título e fazendo o reconhecimento ao trabalho dos agricultores e agricultoras familiares daquele Município, que é o berço da bergamota montenegrina. Esse é o principal produto comercializado por Montenegro. Centenas de famílias dali, pequenos agricultores que têm seus pomares, tiram o seu sustento dessa produção.
E esta Casa Legislativa, por meio de um projeto de lei por nós encaminhado a pedido da comunidade do Município, que foi aprovado por unanimidade, fez esse reconhecimento, dia em que alguns colegas perguntaram quando é que viriam as bergamotas, que vieram hoje.
Cada um recebeu a sua sacolinha de bergamotas e o seu brinde em reconhecimento a essa votação unânime, prestigiando, assim, principalmente quem iniciou esse trabalho, realizou a parte técnica e continua, hoje, retirando o seu sustento e o da sua família dessa atividade, que é o cultivo dos citros e da bergamota montenegrina.
Por isso nos encorajamos a protocolar esse projeto para homenagear o trabalho de homens e mulheres do Município de Montenegro e da região em torno de uma fruta que hoje passou pelas divisas do Rio Grande do Sul e já está propagada e conhecida no País.
Parabéns a Montenegro. Parabéns aos agricultores, às entidades e ao Campo do Meio, que, nos dias 20, 21 e 22 de julho está nos esperando, pelo que nos disse a comissão organizadora, para que todos estejamos lá com eles festejando mais um ano – já são 14 edições – da Festa da Bergamota Montenegrina.
Aos meus colegas deputados, meu agradecimento por todos terem aprovado essa lei que identifica Montenegro como berço e Capital da Bergamota Montenegrina no nosso País.
Muito obrigado.