15ª Sessão Ordinária – 2019

Categoria: Pronunciamentos

SESSÃO ORDINÁRIA, EM 12 DE MARÇO DE 2019 

O SR. ELTON WEBER (PSB) - Creio que estamos chegando ao ponto de votar esta matéria. Não temos nenhuma necessidade de demonizar o consumo de bebidas nos estádios, do fumo e outros temas. Estão sendo expostas aqui as opiniões das pessoas eleitas, dos 55 deputados, que, com toda a liberdade, nesta tarde, exercitam a verdadeira democracia ao expor o que pensam.
Apenas quero ressaltar que a maioria dos parlamentares presentes nesta sessão já decidiram seu voto, e certamente se posicionaram após discutir com suas bancadas. Nosso partido, o PSB, fez isso. E dos três deputados, há quem seja favorável e há quem seja contrário à manutenção do veto. Isso faz parte da democracia.
Quero me dirigir ao deputado Giuseppe Riesgo, do Novo, para dizer que, independentemente de ser mantido ou derrubado o veto, uma subcomissão se faz necessária. Tive a oportunidade, na manhã de hoje, de estar junto com alguns colegas deputados com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, que nos prestigia nesta tarde, com dirigentes de times de futebol, como Inter e Grêmio, e ficou combinado – eu diria dessa forma – que o assunto não se esgota hoje com esta votação. Seja qual for a decisão, a discussão sobre este tema não se esgota.
Pelo menos eu entendi dessa forma. Digo isso aqui para as pessoas que são apaixonados pelo futebol, como são a maioria dos gaúchos e gaúchas. Podemos tranquilamente concluir esta votação, e quero reafirmar que, independente do resultado, nossa bancada quer debater este tema, deputado Gaúcho da Geral, um legítimo representante das pessoas que frequentam os estádios.
Temos de conversar daqui para a frente, não para demonizar, mas para ver a melhor forma de fazer com que os estádios, pequenos ou grandes, seja como for, recebam da melhor forma possível as famílias. E temos de discutir de que forma vai se regrar o livre arbítrio nessa questão do consumo de bebidas alcoólicas.