Seu voto tem consequência

Escrito por Patrícia Cardoso
Categoria: ARTIGOS Criado: Quarta, 16 Maio 2018 17:49

Muito se discute sobre a importância do voto em meio ao descrédito da população com a política e com os políticos brasileiros. Nas eleições municipais de 2016 os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostraram que para maioria dos brasileiros o voto não muda a realidade do país ou que a sua influência é mínima.

No total, 10,7 milhões de pessoas não compareceram às urnas no segundo turno ou votaram em branco ou nulo, o que significou 32,5% do eleitorado no Brasil. Na capital gaúcha, por exemplo, as abstenções, votos em branco e nulos superaram os 402.165 votos do prefeito eleito naquela oportunidade. 

O percentual que espelha esse cenário vem subindo no país, em 2012 foi de 26,5% dos votos válidos. Mas o que esperar das urnas em 2018? Votar nulo colabora ou prejudica o Brasil? Em minha longa estrada como sindicalista, cooperativista e no desempenho do meu primeiro mandato parlamentar, vejo riscos em transferir a sua decisão para outros. A eleição poderá ser decidida, por exemplo, por cidadãos menos esclarecidos ou influenciados por candidatos com campanhas milionárias. Não esqueça: mesmo se a maioria da população anulasse o voto, não haveria efeito já que a Constituição considera somente os votos válidos. 

A política não se restringe ao voto, mas ele é, sem dúvida nenhuma, um instrumento muito importante para definir os rumos do país. Tenha certeza: a corrupção no Brasil está concentrada em alguns grupos. A Operação Lava Jato teve um papel fundamental para mostrar os maus políticos. Agora, a população tem que fazer a sua parte, exercer sua cidadania, escolher candidatos honestos, comprometidos com a sociedade, que tenham ficha limpa. Para isso, precisa conhecer seu histórico e suas bandeiras de luta. 

Precisamos de líderes e representantes de nossos anseios e desejos. O seu voto tem consequência, o seu voto faz a diferença porque o seu voto tem o poder de mudar a realidade.

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber