Prevenção salva vidas

Categoria: ARTIGOS Criado: Sexta, 12 Julho 2019 13:25

No dia 13 de julho, Dia do Bombeiro Voluntário, inicia-se a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes na Comunidade no Rio Grande do Sul. As datas estão estabelecidas na Lei 15.184/2018 de minha autoria, criada para valorizar essa categoria tão importante para a segurança de gaúchas e gaúchos.

Atualmente, 1.250 homens e mulheres desempenham esse trabalho de forma voluntária em 49 municípios do Estado. Somente em 2018, atenderam a 22.146 chamados, emergência em áreas urbanas e rurais.
Na Semana Estadual de Prevenção a intenção é conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar situações que coloquem em risco a vida das pessoas. Neste sentido, realizaremos uma campanha de alerta nas redes sociais e estamos colaborando com a exposição da VOLUNTERSUL (Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul), que será aberta ao público e ocorrerá no Térreo da Assembleia Legislativa entre os dias 15 e 19 de julho.
A campanha digital envolve recomendações para público mais vulneráveis, como crianças e idosos, dá dicas de como evitar acidentes domésticos, aconselha o que fazer em casos de acidentes de trânsito, de tempestades e ensina como transformar o meio rural num ambiente de trabalho mais seguro, especialmente no manuseio de defensivos agrícolas, condução de máquinas e equipamentos agrícolas e prevenção de queimadas.
Continuaremos colaborando com os Bombeiros Voluntários do nosso Estado, na defesa da expansão do atendimento à comunidade e colaborando para que a corporação vença desafios, como o financiamento governamental para investimento, estabelecimento de uma legislação que incentive a atividade nos municípios e a qualificação da gestão.