Audiência indica proposta conjunta para melhorar BR 116

Escrito por Patrícia Cardoso
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Terça, 04 Dezembro 2018 12:59

     Elaborar uma proposta única dos municípios de Estância Velha, Dois Irmãos, Morro Reuter, Ivoti, Picada Café e Nova Petrópolis para melhorias da segurança deste trecho da BR 116 foi o encaminhamento da audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. O debate ocorreu na segunda-feira (3), na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos.
     O primeiro passo será a composição de um grupo técnico de representantes dos municípios e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que será responsável pela construção de um documento com as prioridades das cidades. A proposta servirá como base para a busca de recursos em Brasília.
     A sugestão partiu do deputado estadual Elton Weber, proponente da audiência, que se comprometeu a mobilizar a Bancada Federal gaúcha para encaminhamento de emendas neste sentido. Weber lembra que a estratégia foi utilizada com êxito na Zona Sul do Estado. “Temos que unir forças, priorizar as necessidades elencadas por cada município e buscar verbas”, concluiu o deputado.
     O supervisor do DNIT de São Leopoldo, Carlos Alberto Garcia Vieira, admitiu a necessidade de obras na rodovias, mas disse que não há recursos para as ações reivindicadas como passarelas, lombadas eletrônicas, redutores de velocidade e rótulas. “Estamos a um longo período sem recursos nem para tapar buracos. Infelizmente, a situação que se vive aqui se repete em todo o país.”
     A prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, ressaltou que as obras na BR-116 precisam ser acompanhadas de educação no trânsito, já que muitos dos acidentes são causados pela imprudência dos motoristas que trafegam em alta velocidade e fazem ultrapassagens proibidas.
     Autor da solicitação da audiência ao deputado Elton Weber, o vereador Leo Buttenbender (PSB), acredita que o encontro foi positivo no sentido de avançar em proposições que visam a segurança das comunidades. Participaram ainda da audiência, vereadores, técnicos, representantes da Brigada Militar, da Polícia Rodoviária Federal, engenheiros do DNIT e de prefeituras, além do vice-prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn.

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber