Cooperativas escolares lotam Plenário da Assembleia Legislativa e apontam desafios

Escrito por Patrícia Cardoso
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quinta, 28 Junho 2018 19:44

Cerca de 300 pessoas entre estudantes, educadores,lideranças cooperativas e autoridades de 23 municípios lotaram o plenário da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (28), para acompanhar o Grande Expediente em homenagem as 102 cooperativas escolares presentes em 43 cidades gaúchas. O ato foi alusivo ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em 7 de julho.


Em constante evolução, as cooperativas escolares enfrentam o desafio ampliar o tempo disponível dos professores para a orientação dos alunos em atividades e projetos no contra turno. De acordo com o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, essa demanda tem sido constantemente reforçada junto ao Estado e a municípios. “O que acontece hoje é que os professores não tem horas livres suficientes para orientar os alunos, solicitamos ao menos quatro horas semanais para que esse trabalho pedagógico continue a ser impulsionado."

Autor da proposta do Grande Expediente, em seu discurso o deputado Elton Weber (PSB) solicitou aos secretários municiais de educação presentes e ao secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, que viabilizem o pleito. “Seria um esforço pequeno do poder público perto dos frutos dessas iniciativas para a sociedade gaúcha”. Segundo a professora e assessora de Formação Cooperativista de Promoção Social do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa, o acompanhamento é fundamental, considerando que os jovens têm entre 10 e 17 anos de idade. 

São jovens como Lais Kunrath, presidente da Cooperativa Escolar Bom Pastor, de Nova Petrópolis. Aos 16 anos, ela fala com entusiasmo sobre a perspectivas que se abriram a partir desta experiência. “Ela nos traz muitos valores humanos, que nos remetem ao próximo e não só ao individualismo.” Para o presidente da Cooperativa Escolar Ecologia, Cultura e Arte (ECCUART), Thales Brune, 14 anos, a vida em grupo facilita a evolução dos cidadãos.

Atualmente, há no país um movimento para que o cooperativismo vire disciplina do currículo das escolas brasileiras. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop, Vergilio Perius, entende que o modelo é ultrapassado e que a gestão cooperativa tem de ser trabalhada de forma pedagógica em todas as disciplinas escolares, da matemática à educação física.
O ato foi encerrado com a banda formada pelos estudantes Sofia Schaefer, Ian Gabriel de Souza, Claiver da Silva e Camliy de Souza, que apresentaram a Canção do Cooperativismo.

 

Participaram do ato

Presidente do Sistema OCERGS SESCOOP/RS: Vergílio Frederico Perius
Diretor do Ramo Educacional da OCERGS: Valdir Bernardo Feller
Secretário Estadual de Educação: Ronald Krummenauer
Secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo: Tarcísio Minetto
Presidente Cooperativa Escolar Bom Pastor: Laís Flach Kunrath
Presidente Cooperativa Escolar Ecologia, Cultura e Arte – ECCUART - Thales Brune
Presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis: Mário José Konzen
Coordenador da Comissão de Educação da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis: Everaldo Marini
Presidente da Federação das Cooperativas Escolares do Brasil: Sara Kathieli de Freitas
Secretário-geral da Fetag, Pedrinho Signor
Deputado federal Heitor Schuch
Deputado federal José Stédile
Secretários Municipal de Educação de Teutônia: Paulo Brust
Secretários Municipal de Educação de Estrela: Marcelo Mallmann
Em apartes, manifestaram-se as deputadas e deputados Adolfo Britto (PP), Liziane Bayer (PSB), Gabriel Souza (MDB), Lucas Redecker (PSDB), Any Ortiz (PPS), Ronaldo Santini (PTB) e Luiz Fernando Mainardi (PT). Também esteve presente o deputado Catarina Paladini (PSB)

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber