Projeto elimina exigência de outorga de água para agricultura familiar

Escrito por Patrícia Cardoso
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Segunda, 04 Junho 2018 14:24

Tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul o Projeto de Lei 97/2018, de autoria do deputado estadual Elton Weber, que dispensa de outorga de águas superficiais e subterrâneas os agricultores familiares e poços comunitários.

O projeto objetiva reduzir a burocracia e os custos nas pequenas propriedades. A demanda partiu da Fetag. Atualmente, o agricultor gasta de R$ 8 mil a R$ 20 mil para realização da análise estrutural do poço e vasão da água por profissionais habilitados, dependendo da região do Estado. Além disso, essa outorga tem de ser renovada a cada dez anos, gerando uma nova despesa.

O texto também estabelece a dispensa de pagamento pelo uso da água para todos os enquadrados na Lei Federal nº 11.326/2006, que define a agricultura familiar. A medida se antecipa a intenção do governo estadual de realizar a cobrança que já ocorre em outras regiões do país como São Paulo, explica o parlamentar.  “Nosso projeto, construído em sintonia com a Fetag, vem para facilitar a vida do agricultor, estimulando sua atividade”, diz Weber. 

 

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber