Cooperativas escolares buscam apoio da Frencoop

Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quinta, 15 Março 2018 13:40

Representantes do sistema Ocergs-Sescoop RS, Central Sicredi Sul e Sicredi Ouro Branco sugeriram, nesta quarta-feira (14), a criação de uma comissão na Assembleia Legislativa para formulação de uma legislação específica para as cooperativas escolares a fim de garantir segurança jurídica das entidades que as habilitam, apoiam ou fomentam.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é referência internacional no ramo, mas carece de uma lei específica que regre desde o registro até atividades permitidas.

As cooperativas escolares surgiram em 1992 com o Programa União Faz a Vida e se expandiram a partir de 2010. Atualmente, o Estado tem 100 cooperativas escolares nos ensinos fundamental e médio apoiadas e reconhecidas pelo Sistema Ocergs. De acordo com o consultor educacional Everaldo Marini o case do Estado já foi desenvolvido em outras unidades da federação, como Paraná e Minas Gerais e até na Argentina. “Nossa finalidade é educativa, desenvolvemos atividades de acordo com uma proposta pedagógica que incentive a cooperação”, explica Martini.

O grupo formado Ubiracy Barbosa Ávila, do Sescoop-RS, William Santos, da Central Sicredi Sul, por Raquel Schwingel e Margarete Mallmann, ambas da Sicredi Ouro Branco, também encaminhou outros dois pedidos ao deputado Elton Weber, a destinação do título de Terra do Cooperativismo para o município de Teutônia e a realização de um Grande Expediente de reconhecimento das cooperativas escolares. Weber prometeu encaminhar as sugestões e pleitos no âmbito da Frencoop-RS, da qual é presidente. “Esse trabalho com crianças e jovens é fundamental para fortalecer o desenvolvimento futuro do cooperativismo, um dos poucos setores que se mostrou forte em meio a profunda crise no nosso país.”