Prorrogação beneficia produtores de leite

Escrito por Patrícia Cardoso
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quarta, 21 Fevereiro 2018 14:05

    O governo estadual irá prorrogar por 12 meses a suspensão de ICMS reduzido nas importações de leite em pó que ingressam no Estado. O atual decreto vence em 28 de fevereiro deste ano. A medida havia sido tomada anteriormente por 90 dias e beneficia indústrias e produtores de leite gaúchos que enfrentam forte concorrência do produto em pó importado, principalmente do Uruguai.  Com isso, o imposto será mantido em 12% no período, ao invés dos 4%.
    O deputado Elton Weber lembra que desde agosto a prorrogação vem sendo articulada pela Fetag-RS e pelo Grupo de Trabalho (GT) da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa que busca colaborar para amenizar a crise no setor. Ele considera que o governo fez a sua parte. “A prorrogação não resolve a situação, mas será importante para frear a entrada de matéria-prima de fora por preços que prejudicam a cadeia leiteira gaúcha”. Weber acrescenta que o fato da prorrogação ser mais longa trará maior tranquilidade no campo. “Com essa decisão, não tem mais conversa até o próximo governo.”
    
O Rio Grande do Sul produz 4,6 bilhões de litros de leite por ano. A agricultura familiar responde por 95% da cadeia, instalada em mais de 100 mil propriedades em 467 municípios gaúchos.

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber