Weber defende protagonismo da agricultura familiar em seminário do Senge

Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quinta, 07 Dezembro 2017 18:39

O deputado estadual Elton Weber defendeu, nesta quinta-feira (7), no 18º Seminário SENGE “Agricultura e Desenvolvimento – Segurança Alimentar”, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre, a agricultura familiar como protagonista no fornecimento de alimento para a população, que não para de crescer. Projeções indicam 9 bilhões de pessoas no mundo em 2050.

Ao falar sobre as oportunidades e desafios de comercialização de produtos da agricultura familiar, o deputado enfatizou que no Rio Grande do Sul, 86% dos 441.467 empreendimentos rurais são de agricultores ou pecuaristas familiares que respondem por praticamente 70% da produção gaúcha.

Dentre os desafios estão melhorar a qualidade do crédito, a ampliação de recursos para políticas públicas de comercialização como o Programa de Aquisição de Alimentos, a garantia de acesso à terra, o estímulo a permanência dos jovens no campo e estabelecer condições econômicas e jurídicas que assegurem o avanço de atividades com agregação de renda. Neste cenário, o deputado destacou como oportunidades o crescimento das feiras municipais que encurtam o caminho entre produtor e consumidor, viabilizam a expansão da a produção orgânica e agroecológica, além da agro industrialização que tem grande potencial a ser explorado na diversificação de produtos, mas carece de uma adaptação geral de leis. “Estamos concluindo nosso relatório da Subcomissão das Agroindústrias Familiares da Assembleia Legislativa que irá sugerir modificações em leis federais, estaduais e adaptações em nível de município também.”
        O Seminário é um realização do SENGE com patrocínio do Banrisul e apoio da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Sistema CONFEA/CREA, BRDE e Fundação CEEE/SENGE Previdência. Além de profissionais interessados de todas as áreas, o evento também é aberto à participação de estudantes e fornece certificado que poderá contar como horas complementares.