Região das Cervejarias Artesanais no Estado é aprovada na Assembleia

Escrito por Patrícia Cardoso
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Terça, 05 Dezembro 2017 19:30

A Assembleia Legislativa aprovou em Plenário, nesta terça-feira (5), por 45 a 0, o Projeto de Lei 38/2016, de autoria do deputado Elton Weber (PSB). Junto foi aprovado um substitutivo apresentado por Weber que modificou o projeto original com o objetivo de torná-lo mais abrangente.

Com isso, a Rota Cervejeira passa a se chamar Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul e o número de municípios sobe de 15 para 22. Comitivas municipais acompanharam a votação. O prefeito de Feliz, Albano Kunrath, disse que o setor cresce a cada mês e que o projeto deve fomentar o turismo no município, conhecido nacionalmente pela Festa do Chopp e que já realiza eventos com cerveja artesanal. Weber explica que a alteração também visa beneficiar exclusivamente o método típico de produção da região, evitando que indústrias ou cervejarias de fundo de quintal se beneficiem da denominação. “As modificações foram no sentido de aperfeiçoar o texto, tivemos um bom tempo de maturação deste projeto para que ele modifique o perfil turístico da região.”

Além dos 14 municípios que integram a Rota Romântica a Região das Cervejarias Artesanais inclui as cidades de Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real. O governador José Ivo Sartori tem 30 dias para sancionar a lei. Weber espera que isso ocorra o mais rapidamente possível. “Esperamos com essa iniciativa promover a integração turística, incentivar a organização da cadeia produtiva da cerveja artesanal e gerar novas fontes de emprego e renda em setores diversos como gastronomia e hotelaria.”

Nos municípios que compõe a Região, são pelo menos 30 cervejarias cadastradas junto às prefeituras, o que colabora para que o Rio Grande do Sul ocupe a segunda colocação no ranking nacional, com 119 empreendimentos. O Estado vem atrás somente de São Paulo, que possui 122 cervejarias artesanais. Os dados são do Ministério da Agricultura, que até junho deste ano indicava 610 cervejarias deste perfil no país. “O projeto deve impulsionar o desenvolvimento regional do setor turístico, não só estimulando cervejarias que atuam de forma amadora se profissionalizem, mas incrementando renda e emprego em setores como gastronomia e hotelaria”, explica Weber.

A REGIÃO DAS CERVEJARIAS ARTESANAIS

Municípios da Rota Romântica: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.

Demais municípios: Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real.

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber