Defesa da agricultura familiar marca entrega do Prêmio Folha Verde à AGEFA

Escrito por Patrícia Cardoso
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Segunda, 04 Dezembro 2017 20:43

A emoção marcou a premiação da AGEFA (Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas) na categoria Setor Rural do Prêmio Folha Verde da Assembleia Legislativa. Centenas de jovens agricultores familiares acompanharam entrega do troféu, encerrada com o grito de guerra “Não vou sair do campo para poder ir à escola, educação no campo é direito não é esmola", puxado pelo presidente da Agefa, Anderson Rodrigo Richter.

Agricultor de 21 anos de idade, de General Câmara, ele recebeu o troféu do deputado Elton Weber, que fez a indicação. O deputado federal Heitor Schuch também participou da solenidade. “Com premiações como estas a gente pode se motivar a continuar, para conseguir conquistar respeito e valorização: que vocês digam: a gente sabe que vocês estão no campo não por falta de oportunidade, vocês estão no campo porque são vencedores”, disse Richter.

O prêmio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa ocorreu nesta segunda-feira (4), no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre. A homenagem é concedida a pessoas, instituições e empresas que trabalham pelo setor agropecuário e pelo desenvolvimento da economia em 12 categorias. A AGEFA (Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas) foi fundada em 2008 e congrega a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, com sede em Santa Cruz, e abrangência em 11 municípios.

Educação direcionada para realidade do campo

A AGEFA desempenha importante papel de assessoramento na criação de EFAS pelo Estado. O sistema é composto ainda pelas escolas sediadas em Caxias do Sul, Vale do Sol e Canguçu. Atualmente, elas garantem a formação direcionada para 238 estudantes matriculados em cursos de Ensino Médio e Técnico em Agricultura, Agropecuária e Agroecologia no Rio Grande do Sul por meio da pedagogia de alternância (teoria na escola e prática nas propriedades em períodos alternados).

Em seu mandato, o deputado Weber busca fortalecer o modelo educacional desenvolvido por estas escolas e pelas Casas Rurais Familiares. É de Weber uma emenda ao Plano Estadual de Educação, apresentada em 2016, que busca colaborar para um ensino adequado a realidade do campo, melhorando as condições de sucessão familiar, fundamental para o crescimento da produção de alimentos.

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber