Weber destaca protagonismo da Piá em Grande Expediente pelos 50 anos da cooperativa

Escrito por Patrícia Cardoso
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quinta, 26 Outubro 2017 18:14

O deputado Elton Weber (PSB) homenageou, nesta quinta-feira (26), em sessão plenária da Assembleia Legislativa, os 50 anos da Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis.

Em seu pronunciamento, ele resgatou a trajetória da cooperativa, atualmente a maior geradora de empregos diretos no município com 1.142 funcionários e 2.433 associados produtores de leite e de frutas. Com atuação em 85 municípios e um leque de 235 produtos, a cooperativa tem investido constantemente no aprimoramento de sua produção.

Emocionado, o deputado lembrou da época em que foi vice-presidente da Piá. “Hoje é um dia de muito orgulho para mim, estar aqui, para homenagear as pessoas que fizeram a história desta cooperativa, movida pelo espírito de união e empreendedorismo de seus integrantes, espírito semeado por seus 213 fundadores”, disse Weber, ele próprio um cooperado do grupo. O presidente Jeferson Adonias Smaniotto agradeceu a homenagem em nome da diretoria, colaboradores e associados e recebeu uma placa pela passagem da data.

Durante seu discurso, o socialista citou um a um os ex-presidentes que construíram o caminho exitoso trilhado pela Piá: Werno Neumann, Albano Hansen, João Leopoldo Schaefer, João Egon Link, Vitor Grings e Gilberto Kny, além de Brunilde e Paulo Hansen, os filhos do ex-presidente Albano Hansen, presentes a homenagem. E fez uma menção especial ao ex-superintendente da Piá, José Mário Hansen, que por 30 anos esteve entre s colaboradores diretos da Piá.“Todos eles fizeram acontecer esta caminhada, iniciada a partir da parceria com o governo alemão que enviou técnicos a região para contribuir com o projeto, tendo como objetivo tornar os agricultores mais competitivos e profissionais.”

Weber fez questão de destacar ainda os nomes dos nove técnicos alemães que realizaram esse trabalho, que contou com a mobilização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no convencimento dos agricultores.De acordo com o presidente do STR de Nova Petrópolis, Aloisio Utzgi, naquela época os agricultores produziam leite, recebiam pouco e atrasado.

Para encerrar sua exposição o deputado citou desafios e a credibilidade da Piá no mercado brasileiro, além de números que espelham a importância social e econômica da Piá, destacando que neste meio século a produção diária foi amplia da de 2 mil para 450 mil litros de leite, carro chefe da cooperativa. “É uma justa homenagem ao protagonismo da Piá não somente no Estado mas no país”, reforça Weber.

Participaram da cerimônia o superintendente do Ministério da Agricultura, Bernardo Todeschini; o secretário da Agricultura, Ernani Polo; o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Iberê Rosi; o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Rodrigo José dos Santos; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, além dos presidentes da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e da Fecoagro, Paulo Pires.

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber