Estado apresenta cronograma de pagamento ao hospital de Nova Petrópolis

Categoria: NOTÍCIAS Criado: Terça, 13 Setembro 2016 16:57


Representantes do Hospital de Nova Petrópolis e da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis estiveram reunidos nesta terça-feira (13) com o Secretário-Geral de Governo, Carlos Búrigo e com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, para tratar de pendências financeiras do Estado com o munícipio.

Nas audiências, intermediadas pelo deputado Elton Weber, o grupo reiterou a situação caótica devido ao atraso de repasses mensais, que somam R$ 381 mil entre fevereiro e junho.
Segundo a presidente da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de Nova Petrópolis (OASE), Erica Michaelsen, a demora na liberação da verba prejudica o atendimento e determinou a redução de 10% no quadro funcional nos últimos 12 meses. Atualmente, o hospital tem 90 funcionários, incluindo médicos e enfermeiras.
O diretor Parlamentar da Secretaria de Saúde do Estado, Alberto Tomasi, anunciou um cronograma de quitação dos atrasados em seis meses, com primeiro pagamento em setembro. Para Weber, uma fórmula longe do ideal, mas positiva. “Sabemos da gravíssima situação financeira do Estado, então, consideramos essa uma boa notícia.”
Já a liberação da segunda parcela da verba de investimento da Consulta Popular de 2011 segue em aberto. São R$ 450 mil que faltam para a conclusão do Centro Cirúrgico. A proposta é de parcelamento desde valor em cinco meses. Weber enfatizou que é preciso solucionar a demandas já que o hospital atende não somente a população de Nova Petrópolis, mas também de Picada Café e Linha Nova. “Desta forma, estaremos evitando que mais pessoas venham sobrecarregar o sistema de saúde na Capital.”
O Secretário Búrigo reforçou a crise financeira aguda, mas agendou um novo encontro para segunda quinzena de outubro, período em que a arrecadação de impostos começa a melhor. Participaram também das audiências o vice-prefeito em exercício de Nova Petrópolis, Gregor Hermann, a secretária municipal de Saúde, Crislei Gereveni, Ronei dos Santos, administrador do hospital, além de representantes do Conselho da instituição.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber