Projeto de inovação tecnológica pode beneficiar agricultor

Categoria: NOTÍCIAS Criado: Segunda, 15 Agosto 2016 14:25

O deputado Elton Weber esteve conhecendo projetos de inovação tecnológica desenvolvidos no Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), que abriga 74 empresas e possui 120 patentes.

Muitos deles têm potencial para reduzir custos na agricultura, preservar o meio ambiente e melhorar a vida do produtor. Uma destas inovações estará disponível no mercado a partir da Expointer. O silo verde é feito à base de garrafas pets que demorariam até 500 anos para se decompor. O silo custára até 30% menos do que unidades metálicas, o que significa um preço entre R$ 3,8 mil e R$ 4 mil.
De acordo com o tecnólogo Manolo Machado, o silo para grãos e ração tem capacidade para estocar até 6 ton e absorve 5 mil garrafas de dois litros. Entre as vantagens em relação ao silo metálico estão facilidade de transporte e montagem, durabilidade e equilíbrio térmico. Segundo o diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos e diretor executivo da TecnoSinos, Luís Felipe Maldaner, a intenção é que o silo possa ser financiado pelo Programa Mais Alimentos. Weber encaminhará um pedido para que o projeto seja apresentado à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. “Precisamos de soluções inovadoras como esta que melhorem as condições de produção e de vida no campo.”
Participaram também da reunião o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; o assessor parlamentar da Casa Civil, Luís Alberto Bairros; o deputado federal Heitor Schuch; o decano da Escola Politécnica, Carlos Alberto Mendes Moraes; e assessora da TecnoSinos, Daniela Carolina Ecklert.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber