Comitiva defende estímulo ao cooperativismo em Brasília

Categoria: NOTÍCIAS Criado: Segunda, 20 Junho 2016 18:04

Presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Frencoop/RS), o deputado Elton Weber irá a Brasília nesta quinta-feira (23) para audiências em que serão tratadas pautas do segmento.

A primeira reunião será às 14h30 com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, onde serão discutidas políticas públicas de estímulo ao setor. O segundo encontro será com o ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira, e tratará sobre o pedido de criação do Departamento de Cooperativismo (Decoop) no ministério.
De acordo com Weber, apesar da relevância do cooperativismo no cenário nacional e internacional, consolidado como instrumento de geração de renda e inserção social, o Ministério do Trabalho não tem o cooperativismo em sua estrutura organizacional. “Com a edição da Lei 12.690/2012, marco regulatório para as cooperativas de trabalho, urge a implantação do Decoop para que haja fiscalização e cumprimento das leis no país.”
A comitiva gaúcha que irá a Brasília terá também a participação do presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergílio Perius, do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, e o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva.
O setor cooperativo foi responsável por 10,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado em 2014, movimentando R$ 31 bilhões. Os números de 2015 sairão até o final deste mês. O segmento é composto por 13 ramos, com liderança dos ramos agropecuário (235), crédito (16%) e de trabalho (15%) segundo dados da OCB.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber