Assembleia Legislativa aprova relatório do CAR

Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quarta, 04 Mai 2016 14:44

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (4) o relatório da Subcomissão criada para tratar da implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Rio Grande do Sul. Em suas 65 páginas, o relatório traz como principal recomendação a necessidade de prorrogação do prazo de adesão ao CAR que se encerra amanhã no país.

A impossibilidade de atender à exigência foi unanime nas cinco audiências públicas ocorridas em regiões diversas. De acordo com dados as Secretaria Estadual de Meio Ambiente, até agora 71,46% ou 343 mil propriedades realizaram o envio.

De acordo com a presidente da Comissão, a deputada Liziane Bayer, o relatório será enviado à presidente Dilma Rousseff e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “O CAR é de extrema importância, através dele se fará uma radiografia completa das propriedades rurais brasileiras, por outro lado, não há como se negar as inúmeras dificuldades de execução dentro do prazo”, conclui Liziane.

Proponente da Subcomissão, o deputado estadual Elton Weber enfatiza que ao rodar pelo Estado a Subcomissão espelhou os reais problemas no meio rural em relação ao cadastro, complexidade no preenchimento, problemas técnico e jurídicos envolvendo o Bioma Pampa, custos altos para contratação de técnicos e falta de sinal de Internet para o envio de dados. “Temos a compreensão que nossa iniciativa não resolve o problema, o governo federal até agora não deu sinais de que irá prorrogar o prazo, mas a partir deste trabalho conseguimos mais um aliado nesta batalha, a Assembleia Legislativa.”

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber