Sancionado projeto que cria Dia do Laço no Estado

Escrito por Patrícia Cardoso
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quinta, 24 Março 2016 17:16

Menos de um mês após a aprovação pela Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 377/2015, que confere ao laço a distinção de instrumento campeiro símbolo do Rio Grande do Sul, foi sancionado simbolicamente pelo governador José Ivo Sartori nesta quinta-feira (24). O ato ocorreu no galpão da Farsul, no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho, como parte da programação do 15º Rodeio de Porto Alegre, que vai de hoje até domingo.

A Lei nº 14.843 institui o dia 26 de março, data do aniversário de Porto Alegre, como Dia do Laço. A cidade é palco de um dos mais de 400 rodeios que movimentam anualmente o Estado e tem como um dos seus símbolos a escultura do Laçador. “O projeto vem preencher uma lacuna na valorização de um dos símbolos mais importantes da cultura gaúcha juntamente com o churrasco, o chimarrão, o cavalo e a gaita”, explica o deputado Elton Weber, autor do projeto.
O governador elogiou da iniciativa do deputado. O presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, saudou o reconhecimento da data, que agora entra para o calendário oficial de eventos do Estado e servirá de estimulo para milhares de profissionais e apaixonados pelo laço. Para o diretor Administrativo da Farsul, Francisco Schardong, o projeto auxiliará na divulgação da não somente no Rio Grande do Sul, mas no país. O ato também contou com a presença do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, e do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.
Atualmente, cerca de 20 mil laçadores atuam nos eventos em solo gaúcho, garantindo emoção nas pistas. O projeto também incorpora o Dia do Laço ao calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Pelo texto, o laço caracteriza-se pela corda feita de couro cru, com comprimento de até 15 braças, de grande utilidade no dia-a-dia no campo e composto por argola, ilhada, o corpo de laço e a presilha.

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber