Agricultura familiar é destaque no Prêmio Folha Verde

Categoria: NOTÍCIAS Criado: Terça, 08 Dezembro 2015 12:47

A 5ª edição do Prêmio Folha Verde, ocorrida nesta quarta-feira, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, na Capital, teve como principal destaque a agricultura familiar. Das dez categorias premiadas, sete são direta ou indiretamente ligadas ao segmento.

De acordo com o deputado Elton Weber, o resultado expressivo da premiação espelha a importância deste setor formado por 378 mil famílias no Rio Grande do Sul de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O prêmio distingue pessoas, instituições e empresas com atuação em favor do setor primário e do desenvolvimento da economia gaúcha. O Prêmio Folha Verde é uma promoção da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Tarcísio Minetto, agradeceu o empenho de sua equipe e falou sobre driblar dificuldades. “O desafio é enorme, mas tenho certeza que com a união de todas entidades, técnicos, Executivo e Parlamento, daremos as melhores condições de produção ao setor.”
Já o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, agradeceu a premiação dupla, dele e da Federação e discorreu sobre conquistas e lutas. Salete Arruda, presidente da Cooperação de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda (Coopeg) disse que o prêmio motiva e estimula a agricultura ecológica. “Assim contribuímos para a permanência do homem no campo.”

Os vencedores
1. Agrícola: Tarcísio José Minetto – Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS;
2. Pecuário: Associação Brasileira de Angus;
3. Florestal: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS);
4. Cooperativas Agrícolas: Sistema Ocergs – Sescoop/RS;
5. Sindicato de Empregados e Trabalhadores Rurais: Carlos Joel da Silva – Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETAG-RS);
6. Propriedade Agropecuária Modelo: Olivas do Sul Agroindústria Ltda.;
7. Mídia Agrícola: Programa Rio Grande Rural - Emater;
8. Reforma Agrária: Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETAG-RS);
9. Público Agropecuário: Emater;
10. Agricultura Ecológica: Cooperação de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda. (Coopeg).