Projeto de Weber que busca preservar línguas locais tem sinal verde na Comissão de Constituição e Justiça

Escrito por Patrícia Meira
Criado: Terça, 28 Setembro 2021 13:33 Última Atualização: Terça, 28 Setembro 2021 17:12
Acessos: 156

Quase um ano e meio após ser protocolado na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 36/2020, de autoria do deputado Elton Weber (PSB), finalmente avançou no Parlamento com a aprovação, nesta terça-feira (28), do parecer  do Tenente Coronel Zucco (PSL) pelos deputados integrantes da Comissão de Constituição e Justiça.

 O projeto reconhece como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul as Línguas e Culturas Locais e institui o Dia Estadual da Língua Materna e das Línguas e Culturas Locais a ser comemorado anualmente em 21 de fevereiro. A data é a mesma definida pela Unesco como Dia Internacional da Língua Materna.  O principal objetivo é inverter a tendência de morte das identidades locais e tradições. A proposição partiu de integrantes do Projeto Hunsrik Plat Taytx e tem apoio do grupo de difusores da língua Talian.

No país, existem falantes de cerca de 220 línguas indígenas e de imigração, mas a falta de estímulo a multiplicação e exercício diário coloca muitas delas em risco. Autor da proposição, o deputado Estadual Elton Weber (PSB) enfatiza que esse reconhecimento e valorização são importantes para preservação cultural de diferentes povos no Estado e contribuirão para as manifestações populares. "A diversidade linguística amplia as possibilidades de escolha à disposição de todos. É uma das origens do desenvolvimento, entendido não somente pelo crescimento econômico, mas como ferramenta de acesso a experiências intelectuais, morais e afetivas. Tudo na história está ligado à linguagem", frisa Weber,

O projeto deve seguir diretamente para o Plenário. Outra demanda de grupos e organizações educacionais e culturais como o Colegiado Setorial da Diversidade Linguística do Rio Grande do Sul é que haja a inclusão da disciplina “Línguas e Culturas Locais” no currículo escolar do Estado, o que provocou uma audiência pública na Assembleia Legislativa, em 2019 (foto). Mesmo com a pandemia, no Estado várias experiências ocorrem em sala de aula em cidades como Camargo, Canguçu, Nova Hartz e Santa Maria do Herval.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber