Weber protocola projeto que inclui Vale Real no Caminhos de Caravaggio

Escrito por Patrícia Meira
Criado: Quarta, 25 Agosto 2021 13:38 Última Atualização: Quarta, 25 Agosto 2021 17:00
Acessos: 88

O deputado estadual Elton Weber (PSB) protocolou, nesta quarta-feira (24), o projeto de lei que inclui o município de Vale Real no roteiro Caminhos de Caravaggio, trecho de 200 quilômetros que liga os Santuários de Caravaggio de Canela a Farroupilha, e consolida-se entre caminhantes, ciclistas e moradores de todo o Rio Grande do Sul.

 De acordo com a justificativa da proposição, o turismo religioso vem assumindo protagonismo econômico no município localizado no Vale do Cai através da peregrinação de fiéis de Nossa Senhora do Caravaggio que visitam a igreja em homenagem a Santa, possuindo 5 km de estrada na denominada rota turística. A demanda partiu do prefeito Pedro Kaspary e do secretário Planejamento, Desenvolvimento e Obras.

O roteiro composto atualmente por Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Farroupilha e Caxias do Sul existe em lei desde 2019 por iniciativa de deputados da região, dentre eles Weber. O Caminhos de Caravaggio foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha, com consórcio intermunicipal criado para trabalhar na organização da rota.

Com a publicação da lei estadual, a atração turística passou a ter um instrumento de captação de recursos necessários que visa qualificar a infraestrutura pública e privada ao longo do percurso. Além da arrecadação, o projeto também pretende atrair romeiros de todo país para percorrerem os caminhos que unem os santuários dedicados à Nossa Senhora de Caravaggio.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber