Assembleia Legislativa aprova audiência pública para discutir contratação de empréstimo sem autorização em nome de aposentados e pensionistas

Escrito por Patrícia Meira
Criado: Quarta, 30 Junho 2021 14:40 Última Atualização: Quarta, 30 Junho 2021 14:41
Acessos: 209

A Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (30), requerimento de audiência pública dos deputados Elton Weber (PSB) e Patricia Alba (MDB) para discutir os empréstimos consignados sem autorização em nome de aposentados e pensionistas bem como o vazamento de dados do INSS.

 A audiência pública virtual ocorrerá no dia 14 deste mês. De acordo com Weber, a prática criminosa está lesando os consumidores pelo país. Documento elaborado pela Contag reúne indício de irregularidades na concessão destes empréstimos a agricultores aposentados, parte deles no Rio Grande do Sul.

Serão convidados para a audiência pública representantes de mais de 20 instituições bancárias, de entidades de representação dos consumidores e dos agricultores familiares, bem Defensoria Pública, Ministério Público e as Polícias Federal e Civil.

Em maio, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) protocolou projeto de lei na Câmara que visa proibir instituições financeiras de contratarem empréstimo por telefone para aposentados e pensionistas. Conforme a proposta, essas operações devem ser realizadas mediante a assinatura de contrato, com apresentação de documento de identidade, não sendo aceita autorização dada por telefone e nem a gravação de voz como é possível atualmente.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber