Estado pode rever procedimento para controle do javali

Escrito por Patrícia Meira
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Terça, 13 Outubro 2020 17:02

Após protocolar, na semana passada, um pedido de audiência pública para debater os impactos da presença do javali na agricultura junto à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber esteve reunido, nesta terça-feira (13), com a superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Cláudia Pereira da Costa.

A reunião foi acompanhada pelo presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Rudimar José Menegotto; e pelo vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, Delcimar Borin. Durante a reunião, os representantes da agricultura familiar expuseram a preocupação com os impactos econômicos e ambientais da presença descontrolada desta espécie exótica invasora, que coloca em risco a fauna nativa e o status sanitário no Rio Grande do Sul.

De acordo com Weber, do encontro resultou a estratégia de tentar alterar protocolos de procedimentos do controle de javali no Estado de forma a não penalizar o agricultor que porventura tenha sofrido uma invasão de javali, com prenhez de suíno em sua propriedade. Para isso, está sendo programada uma reunião com prefeituras, Patran, secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente, além de sindicatos de trabalhadores rurais e Emater. "Buscamos uma solução para que o agricultor seja parceiro na notificação de casos eventuais, mas não penalizado por uma adversidade da qual ele não tem culpa", explica Weber.

Também foi entregue à superintendente um documento com sugestões técnicas para o controle, como regulamentação e normatização da atividade de caça com utilização de cães e padronização dos documentos para o transporte de armas utilizadas neste tipo de ação. "Nossa intenção é que possamos ter encaminhamentos concretos para que eles já possam ser levados para a audiência pública que realizaremos na Comissão da Agricultura", antecipou o deputado. O chefe de gabinete do deputado Edson Brum (MDB), João Vitório Concatto, também participou da reunião.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber