Documento reforça contrariedade de entidades da agricultura gaúcha com reforma tributária

Escrito por Patrícia Meira
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quinta, 10 Setembro 2020 18:02

Nesta quinta-feira (10), os deputados Elton Weber e Zé Nunes aprovaram na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa documento sobre a reforma tributária que expressa o posicionamento contrário de 27 entidades ao pacote do governo Leite. Após a aprovação dos dez deputados da Comissão, o documento agora será enviado à subcomissão que trata o tema na Casa e também ao governo estadual.

Os setores agropecuários e agroindustriais manifestaram-se contrários à reforma em audiência em audiência realizada em agosto. Os segmentos ligados às diversas cadeias agropecuárias expressaram, de forma convergente, grande preocupação com os impactos da proposta. Na avaliação de todos os setores presentes na videoconferência, o que está sendo apresentado é, na prática, um aumento de imposto que afetará a produção primária e a agroindústria gaúcha, gerando consequências em todos os elos, da lavoura ao consumo final.

Ao chamar a atenção para o expressivo descontentamento do setor primário, o deputado Elton Weber acrescentou que outra importante cadeia produtiva - a do biodiesel - também manifestou contrariedade com a retirada de incentivos fiscais e mudança na política de crédito presumido e alertou para uma possível revisão de investimentos no Estado. "Nossa visão é que a reforma tributária não pode representar retrocesso e prejudicar quem está produzindo", disse Weber.

Para Zé Nunes, o aumento de impostos vai gerar repercussão em cascata. “Ao ter produção com custo mais elevado, e a população pagando mais pelos alimentos que consome, teremos a retração do consumo, que já está afetado pela crise econômica e a alta taxa de desemprego. O trabalhador terá de optar entre o feijão e o arroz e os demais produtos”, declarou. 

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber