Governo promete homologação de decretos de emergência de municípios do Litoral Norte

Escrito por Patrícia Meira
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quarta, 12 Agosto 2020 16:36

Estão na Casa Civil para homologação do governador Eduardo Leite os decretos de emergência de Maquiné e Itati. Os decretos de outros dois municípios - Dom Pedro de Alcântara e Três Cachoeiras - passaram por ajustes e devem ser encaminhados ainda hoje à Casa Civil com a mesma finalidade. Assim que forem assinados pelo governador, os processos serão enviados ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A garantia foi dada pelo subchefe da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Rodrigo Dutra, nesta quarta-feira (12/08), em reunião virtual coordenada pelo deputado estadual Elton Weber (PSB) para solicitar rapidez na homologação pelo Estado. O pleito partiu de lideranças sindicais e prefeituras do Litoral Norte.

O decreto homologado é pré-requisito para que os agricultores tenham acesso a medidas de socorro dos governos federal e estadual. A região foi atingida durante o ciclone bomba no início de julho, afetando duramente propriedades familiares no meio rural. Segundo Dutra, em outros cinco municípios - Mampituba, Morrinhos do Sul, Torres, Três Forquilhas e Terra de Areia, as prefeituras ainda não registraram a situação de emergência, impossibilitando o começo do processo.

O deputado saiu satisfeito com a resolução de parte do problema e continuará acompanhando a situação das demais cidades. "Foi uma boa notícia, isso significa que os agricultores destes quatro município poderão buscar auxílio para minimizar seu prejuízo, um evento climático que só piorou uma situação já extremamente difícil pela estiagem e pela pandemia do coronavírus."

Vice-coordenadora da Regional Litoral da Fetag, Diana Hahn lembrou que as perdas chegaram a 100% em muitas propriedades ligadas à federação na região e reforçou que a situação exige agilidade. “Os prejuízos na região foram grandes em diversas culturas. Algumas famílias tiveram até suas casas atingidas. Conseguimos muita coisa, mas agora, para que elas andem, é preciso a homologação dos decretos." O prefeito Dirceu Machado, de Dom Pedro de Alcântara, salientou que os agricultores estão em situação crítica, com 99% da produção de banana perdida. Já o prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Lipert, espera que após os ajustes o decreto seja chancelado.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber