Comissão de Defesa do Consumidor questiona consumo de gás residencial

Escrito por Patrícia Meira
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quarta, 01 Julho 2020 18:16

Reunida nesta quarta-feira (1), a Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa tratou sobre reclamações do aumento desproporcional de valores de faturas de gás residencial de usuários da Liquigás Distribuidora. Algumas contas chegaram a triplicar de valor.

De acordo com o defensor público Rafael Magagnin, do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, os consumidores que fizeram as queixas relataram que a explicação da empresa é que, devido a uma troca de sistema, a cobrança foi feita por estimativa. O fato é que mesmo o cálculo pela média anual não condiz com o consumo efetivo no período. A Defensoria cobrou explicações e aguarda retorno. "Nós temos casos em que o consumo mensal pulou de cinco a seis metros cúbicos para 17 a 20 metros cúbicos", explicou Rafael.

Frente a insatisfação dos consumidores, o deputado estadual Elton Weber, presidente da Comissão, convidou representantes da empresa para prestarem esclarecimentos na próxima reunião, dia 8 de julho. A direção já confirmou participação. "Queremos ouvir os argumentos da Liquigás, questionar o salto destes valores e entender como são feitos os cálculos de consumo médio", disse Weber.

A reunião desta quarta-feira teve a participação do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild. Ele informou que o Procon trabalha para apresentar um instrumento on-line para mediação de conflitos, modernizando o atendimento ao consumidor.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber