Agricultura familiar busca rebate no pagamento do Troca-Troca

Escrito por Patrícia Meira
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Sexta, 08 Mai 2020 19:42
O Programa Troca-Troca de Milho é o assunto da teleconferência entre os deputados Elton Weber (PSB) e Frederico Antunes (PP) com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; e o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian. A reunião virtual ocorre na segunda-feira (11). Segundo Weber, os agricultores familiares precisam de rebate no pagamento em função da crise causada pela seca prolongada.
 
Dados da Fetag-RS indicam que cerca de 90% dos 52,5 mil agricultores familiares beneficiados pelo programa estão com dificuldades de pagar o financiamento das sementes. No milho safra, os R$ 17 milhões devidos por 50 mil produtores venceram em 30 de abril e foram prorrogados para 31 de maio. Já a dívida de R$ 2 milhões dos 2,5 mil agricultores no milho safrinha vence em 20 de junho.
 
O deputado alerta que a medida é urgente face à quebra da produção do grão e a proximidade dos vencimentos. "Essa é uma situação grave, o produtor perdeu a sua safra, não colheu, não vendeu, está descapitalizado e ainda enfrentando a seca, que persiste desde o final do ano passado".
 
O Programa, criado em 1988, é hoje o único programa estadual de fomento aos agricultores gaúchos de milho.
Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber