Deputados da Serra solicitam leitos de UTI e equipamentos de proteção para profissionais de saúde

Escrito por Patrícia Meira
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Segunda, 27 Abril 2020 14:22

Os cinco deputados estaduais da Serra enviaram um ofício ao governador Eduardo Leite na sexta-feira  expondo preocupação com a oferta de leitos de UTI na região, a falta de equipamentos de proteção para os profissionais da Saúde e de testes para rastreabilidade do coronavírus, recursos para custeio, contratação de profissionais e o número de leitos ambulatoriais. Eles querem um encontro com governador, secretária da Saúde e diretores de hospitais.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, a Serra possuia, em média, 0,57 leitos para cada 10 mil habitantes, antes da pandemia, tendo agora 0,9 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde. Portanto, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de um a três leitos para cada 10 mil pessoas.

Outra preocupação é com a falta de materiais e EPIs para os profissionais de saúde, expostos nos locais de maior risco de contaminação. Um levantamento feito pelos deputados junto a hospitais de referência da Serra será levado ao Governo do Estado. O estudo aponta que os hospitais da Serra estão projetando uma reserva de 309 leitos para atendimento de pacientes com Coronavírus, o que também preocupa.

Deputados integrantes do grupo:

Carlos Búrigo
Elton Weber
Fran Somensi
Neri, o Carteiro
Pepe Vargas

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber