Deputado manifesta preocupação com impacto do coronavírus sobre Proagro

Escrito por Patrícia Meira
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Segunda, 23 Março 2020 18:47
O deputado Elton Weber conversou nesta segunda-feira (23) com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva e com o Secretário da Agricultura Familiar, Fernando Schwanke, sobre as vistorias do Proagro. Na sexta-feira (20), tendo em vista as restrições de deslocamento e contato entre as pessoas para reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus, a Emater encaminhou aos agentes financeiros um documento solicitando a modificação do sistema de comprovação de perda nas lavouras.
 
Na conversa com Schwanke, o deputado apontou como alternativas a realização de vistoria de lavouras por amostragem individual e a adoção de laudo coletivo ou microrregional, como constante no Manual de Crédito Rural. Para que o procedimento seja adotado, é preciso portaria ou decreto dos ministérios envolvidos e Banco Central. O parlamentar ressalta que há pressa numa solução devido à proximidade da colheita.
 
"Diante dos fatos, a posição da Emater é totalmente justificável, as vistorias presenciais nas propriedades expõem técnicos e agricultores. Mas estamos preocupados porque a colheita está aí e se não houver o laudo, o produtor que já sofre com a seca, pode ficar também sem o amparo do seguro. Temos que achar um solução rapidamente".
Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber