Weber critica inércia do governo federal frente à seca no Estado

Escrito por Patricia Cardoso / Foto: Ariel Pedone
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Terça, 03 Março 2020 19:43

O deputado estadual Elton Weber usou a tribunal do Plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (3) para criticar a inércia do governo federal frente à estiagem que prejudica severamente os agricultores gaúchos. Ao citar os dados negativos anunciados pela Emater na 21ª Expodireto, em Não-Me-Toque, o deputado enfatizou que até agora a União não apresentou nenhuma medida de socorro ao campo.

 A estimativa é de uma produção de 28,72 milhões de toneladas de grãos, com as maiores quebras de produção no milho (21,1%) e na soja (16,2%). A projeção no início do ciclo era de 33,27 milhões de toneladas. “Se a seca acabasse hoje, o que não me parece que acontecerá, o Estado já estaria colhendo a menor safra de verão desde 2016. E o que fez até agora o governo federal? Quais as medidas que apresentou para socorrer o agricultor? questionou o deputado.

Em seu discurso, Weber reiterou a posição do presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que, na abertura da Expodireto, saiu frustrado com a ausência de anúncios contra a seca nos discursos do ministro da Cidadania, Onix Lorenzoni, que representou o presidente Jair Bolsonaro, e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Assim como o presidente Joel, eu penso que não basta dizer que o agricultor é importante. Queremos demonstrações de que o agricultor é importante, ações concretas.”

Apesar das dificuldades, Weber destacou a participação marcante da agricultura familiar, que, nesta edição da feira, conta com 226 empreendimentos, sendo 157 agroindústrias e 69 expositores de artesanato, plantas e flores. E enfatizou a importância e a grandeza da 21ª Expodireto, que ocorre até sexta-feira. “Quero homenagear aqui a direção da cooperativa Cotrijal, em nome do presidente Nei Mânica, pela organização do evento, que cresce a cada ano, e oferece tecnologia rural de ponta”.

Presidente da Frente em Defesa do Milho da Assembleia Legislativa, na segunda-feira o deputado participou do Fórum Nacional do Milho. Na sexta-feira (6), às 9h30min, ele participa do Seminário Estadual Pro-Etanol. O setor aguarda desde novembro passado que o governador Eduardo Leite envie à Assembleia Legislativa um projeto de lei criando uma política estadual de estímulo à produção do combustível.

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber