Cooperativismo mobiliza Parlamento gaúcho

Escrito por Patrícia Meira
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quinta, 05 Dezembro 2019 13:27

A Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Frencoop-RS) da Assembleia Legislativa encerrou suas atividades em 2019 numa confraternização promovida pelo Sistema Organização das Cooperativistas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), na quarta-feira (4), na Capital.

Pela segunda legislatura seguida, o colegiado tem a adesão de 55 deputados estaduais. “Essa participação unânime em torno da Frencoop, independe de siglas partidárias, demonstra o comprometimento do Parlamento gaúcho com as bandeiras do cooperativismo, segmento que é um dos pilares da economia rio-grandense”, analisa o deputado Elton Weber (PSB), coordenador da Frencoop-RS há cinco anos.

Durante o jantar, o presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Vergilio Perius, ressaltou a importância do apoio às demandas do segmento, que abrange 13 ramos cooperativos, num total de 437 cooperativas e 2,9 milhões de associados. “Valorizamos o fato de vocês estarem aqui, prestigiando nossas cooperativas. O parlamento gaúcho é cooperativista e isso nos orgulha. Vamos juntos buscar mais e melhores políticas públicas que valorizem e reconheçam o trabalho de nossos associados.”

Dentre as demandas estão ampliação da disponibilidade de energia elétrica no campo, crédito presumido para investimento em assistência técnica, manutenção de recursos do Sescoop e da Lei Kandir, além de apoio ao fortalecimento das cooperativas de trabalho e da criação de um forte programa de construção de habitações sociais.

Presenças:
O encontro contou com a participação dos diretores da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha e Irno Pretto, além dos deputados Vilmar Zanchin (MDB), Fábio Branco (MDB), Carlos Búrigo (MDB), Aloísio Classmann (PTB), Zé Nunes (PT), Fábio Ostermann (Novo), Capitão Macedo (PSL), Paparico Bacchi (PL) e Dalciso Oliveira (PSB).