Aprovado projeto que inclui Festa da Colheita da Erva-Mate no calendário oficial do Estado

Escrito por Patrícia Cardoso
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quarta, 17 Julho 2019 15:56

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou, na terça-feira (16), o Projeto de Lei 81/2017 que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Festa da Colheita da Erva-Mate, que ocorre de forma itinerante nos polos regionais ervateiros de Planalto e Missões, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Vale do Taquari.

O projeto de autoria do deputado Elton Weber é assinado ainda pelo deputado estadual Vilmar Zanchin, o deputado federal Ronaldo Santini e os ex-deputados Juliano Roso e Missionário Volnei. O projeto vai agora para sanção do governador Eduardo Leite. A Festa ocorre normalmente entre os meses de maio e setembro. Ainda não está definido o polo que sediará a próxima edição, nem a data em que ela ocorrerá. Segundo o presidente do Ibramate, Alberto Tomelero, essa decisão ocorrerá numa assembleia em Ilópolis nesta quarta-feira.

Presidente da Frente Parlamentar da Erva-Mate no Estado, Weber disse que a aprovação do projeto com apoio de todos os deputados presentes em Plenário demonstra o reconhecimento do parlamento a esta atividade que movimenta a economia do Rio Grade do Sul. “Esperamos com o nosso projeto colabore para a expansão da visibilidade da produção, do trabalho de agricultores, técnicos, pesquisadores e empresário.”

Atualmente, 35 países compram erva-mate do Brasil, atividade que envolve 100 mil famílias. No Estado, aonde são produzidos cerca de 120 mil toneladas ao ano, cerca de 300 indústrias estão em atividade e a taxa de crescimento varia de 2% a 3%, segundo dados setoriais.

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber